quarta-feira, 7 de setembro de 2016

O PRÓXIMO MUNDIAL DE FUTSAL E O FENÓMENO RICARDINHO

O próximo Mundial de Futsal e o Fenómeno Ricardinho


Vai-se realizar entre os dias 10 de Setembro a 2 de Outubro de 2016, a VIII edição da fase final do campeonato do Mundo de Futsal na Colômbia. A Colômbia que vai albergar a oitava edição do Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA. Uma pequena história careca das anteriores edições do campeonato do Mundo desta modalidade, que teve a sua primeira edição no ano de 1989, nos Países Baixos na Holanda, tendo sido o vencedor a selecção do Brasil que venceu a equipa anfitriã, na final, a Holanda por 2-1. Na II edição desta competição mundial a prova que se realizou no ano de 1992 no Hong Kong, e de novo o vencedor desta edição da prova sorriu de novo para o Brasil, que venceu na final os Estados Unidos da América por 4-2. Em 1996 na III edição desta competição que se realizou em Espanha, tendo de novo o Brasil, sagrado pelo terceiro ano consecutivo campeão do mundo, ao derrotar na final a Espanha por 6-4. Em 2000 na Guatemala, na IV edição da competição, e pela primeira vez a Espanha inscreve o seu nome ma lista de vencedores, ao bater na final o Brasil por 4-3. Tendo Portugal nesta IV edição, alcançado a melhor resultado de sempre, ao ter alcançado o terceiro lugar da prova ao vender a Rússia por 4.2. Na V edição desta prova, no ano de 2004, que se realizou no Taipé Chinesa, de novo a selecção de Espanha inscreve o seu nome na lista de vencedores, pela segunda vez, ao bater na final a selecção de Itália por 2-1.
Na edição número VI, no ano de 2008, que se realizou no Brasil, os anfitriões, são pela quarta vez, e inscrevem o seu nome como, campeões do mundo, ao terem vencido na final a Espanha por 4-3, após a marcação no desempato de grandes penalidades, após de no tempo regulamentar se ter verificado em empate de 2-2.
Na VII edição do Campeonato do Mundo que se realizou na Tailândia de novo o Brasil, vence o seu quinto campeonato do mundo, ao bater de novo na final, a Espanha por 3-2 , após prolongamento.
Nesta VIII edição que se vai realizar na Colômbia, Portugal está, inserido no Grupo A; com a Colômbia (país anfitrião); Uzbequistão e Panamá.
A equipa portuguesa liderada, pelo talentoso, (entre um conjunto de outros nomes, que já demonstraram todo o seu valor na modalidade), que juntamento com um "grande", artista e um dos melhores jogadores do mundo, somente ao alcanço dos mágicos, dos talentosos que nasceram com o dom e brilhantismo, para a modalidade e um dos considerados fora de série, e que nasceram com a aptidão nata, para modalidade de futsal, e já por três vezes o melhor jogador do Mundo de futsal de seu nome…simplesmente Ricardinho.
Para, Ricardinho, somente lhe falta um título mundial ou europeu, a nível de selecção, para na verdade ser considerado um verdadeiro talento na modalidade se porventura mesmo sem esses títulos, já não é por direito próprio, pelo talento e magia que demonstra em cada lance que disputa, é simplesmente um fenómeno na modalidade e efectivamente o actual melhor jogador do Mundo.
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal  RECORD de 07 de Setembro de 2016)
(Texto-opinião, publicado na edição Nrº. 46030 do Diário de Notícias da Madeira de 12 de Se-
 tembro de 2016)


MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.