domingo, 18 de setembro de 2016

O SIGILO BANCÁRIO OU A FALTA DELE!




A legislação anunciada pelo PM Costa sobre o controlo das contas bancárias acima de cinquenta mil euros, ou outro qualquer valor, é um autêntico e muito grave tiro no pé das instituições financeiras nacionais. Eu infelizmente não estou em causa como depositante, mas basta ter dois dedos na testa para prever uma verdadeira debandada dos depositantes eventualmente atingidos por essa medida. Eu já sei que me irão atirar com o exemplo dos EUA, em que o acesso ás contas é permitido desde há muito. Mas é preciso dizer antes, que naquele e noutros países que o permitem, existe uma relação de confiança entre o cidadão e o Estado. E os cidadãos cumpridores, perante algum que o não seja, são capazes de o denunciar na hora. Ora isso nunca existiu em Portugal, nem na ditadura e muito menos agora, com a "democracia". Invejamos aqueles que conseguem fugir ao poderoso Fisco, consideramos os cumpridores (como eu), uns otários. Está bem de ver que quem tem dinheiro a sério, o vai depositar em países e bancos onde esse dinheiro seja mais bem tratado, e não faltarão opções. Eu sei que o PM Costa não é estúpido, e o que me custa é que tenha entrado nesta deriva para aquietar os seus parceiros de governação, que sempre colocam os interesses político-ideológicos à frente dos interesses do seu País.

2 comentários:

  1. Meu Caro Manuel Alentejano, TODOS os políticos colocam os interesses politico-ideológicos à frente dos interesses do seu País. Logo, existem eleições a fim de se tentar um melhor equilíbrio opinativo para a governação.
    Mas, com toda a franqueza lhe digo que se houvesse melhor controle das contas bancárias, só os bandidos é que baldavam a pôr o dinheiro nos bancos. Mas foram os próprios bandidos que se apropriaram dos mesmos bancos que levaram ao charco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro José Amaral, desculpe lá, mas eu não sou bandido, não tenho ilicitudes fiscais, mas acho um desaforo, que sem quaisquer indícios que tal fundamentem, acedam à minha conta bancária. Quando houver razões e indícios, pois com certeza, mas voyeurismo, por mim nunca! Utilizem as leis que temos, ponham o Banco de Portugal com meios para ser um verdadeiro polícia dos bancos, como é a FED americana, e a situação vergonhosa que temos tido pode melhorar.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.