segunda-feira, 26 de setembro de 2016

PASSO A PASSO, A SELECÇÃO DE FUTSAL TEM VINDO A CUMPRIR OS SEUS OBJECTIVOS



Resultado de imagem para campeonato do mundo de futsal
Passo a passo, e com os pés bem assentos no chão e ao mesmo tempo com a chamada “cabecinha”, dos verdadeiros campeões, sabendo o valor individual de cada jogador da nossa selecção, lá temos vindo a caminhar cautelosamente, para conquistar um honroso lugar, nesta VIII edição do Campeonato do Mundo de Futsal, que se está a realizar na Colômbia, desde do dia 10 de Setembro e que terminará no próximo dia 1 de Outubro. A nossa selecção, (conforme já tinha dado conta no meu último apontamento sobre este assunto, e nunca será demais voltar a relembrar os leitores de todo o percurso até ao momento do jogo dos quartos-de-final frente à selecção do Azerbaijão), que ficou inserida no Grupo A; conjuntamente com a Colômbia (país anfitrião), tendo na 1ª. jornada conseguido um empate (1-1); na 2ª. jornada, uma goleada diante do Panamá de (9-0) e por fim na última e 3ª jornada, de novo mais uma vitória frente ao Uzbequistão por (5-1), acabando por sair vencedor do respectivo Grupo A, tendo defrontado nos oitavos-de-final a Costa Rica por (4-0). Passando assim à fase seguinte desta competição, onde irá encontra hoje domingo, nos quartos-de-final, a selecção de Azerbaijão.
Esta é quinta participação de Portugal, no campeonato do Mundo de futsal, depois das suas presenças na IV edição que se realizou na Guatemala mo ano de 2000, onde alcançou a medalha de bronze ao vencer a Rússia por 4-2. Na V edição realizada em Taiwan no ano de 2004, não tendo passado da 2ª. Fase. No ano de 2008 a sua terceira participação na VI edição realizada no Brasil, não tendo ultrapassado a 1ª. Fase. E a quarta participação no ano de 2012 na Tailândia.
Agora, nesta sua quinta participação, na Colômbia, em que a participação e desempenho de todos os jogadores das Quinas, até ao momento, tenha vindo a ser muito positivo, todos os desportistas e adeptos da modalidade de futsal, aguardamos com enorme expectativa, para já, que passe este difícil obstáculo, chamado Azerbaijão e que os comandados do seleccionador Jorge Braz, consigam com a dedicação e empenho, que têm vindo a demonstrar até ao momento ao longo desta competição, tendo chegado para já até aos quartos-de-final, e que consigam uma boa classificação neste campeonato do Mundo de Futsal edição de 2016, melhor do que na edição da Guatemala em 2000, onde Portugal alcançou a medalha de bronze.
Assim esperam todos os portugueses.
                                                                  *******************
E, na realidade, valeu a pena ter estado acordado até esta hora, 01h45, do início da madrugada desta segunda-feira dia 26 de Setembro de 2016, para assistir através do canal da RTP 1, ao jogo dos quartos-de-final desta competição, entre o Azerbaijão-Portugal, jogo realizado no Coliseo El Pueblo em Cáli, Valle del Cauca, com a vitória de Portugal por 3-2, de uma equipa mais esclarecedora e mais bem organizada, passando assim a selecção das Quinas à meia-final, defrontando no próximo dia 28 de Setembro, no mesmo pavilhão a selecção da Argentina. Como escrevi no início deste apontamento, a selecção portuguesa, tem vindo passo a passo a cumprir os seus objectivos, que é a melhor classificação possível, “quiçá” pelo menos a igualar a medalha de bronze alcançada no ano de 2000 na Guatemala.
Vamos a aguardar. Até ao final desta competição, podemos esperar tudo, mas o melhor será esperar pelo desenrolar dos últimos dois jogos que ainda faltam...para sabermos qual é o prémio que calha a nossa selecção. 

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal  RECORD de 27 de Setembro de 2016)
(Texto-opinião, publicado na edição Nrº. 46048 do Diário de Notícias da Madeira de 30 de Setem-
 bro de 2016)

MÁRIO DA SILVA JESUS 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.