sábado, 3 de dezembro de 2016

A 3 DE DEZEMBRO DE 1944 - Nascimento de António Variações, cantor e compositor português

Resultado de imagem para ANTÓNIO VARIAÇÕES

A 3 de Dezembro de 1944, nasce em Pilares, Amares, no distrito de Braga, o cantor e compositor António Joaquim Rodrigues Ribeiro, mais conhecido por António Variações. Intérprete com uma voz e expressão corporal inconfundíveis ficou especialmente conhecido pela sua composição É p’ra amanhã…de 1983. A sua obra discográfica continuou a influenciar a música portuguesa nas décadas posteriores.
A morte de António Variações, apenas com 39 anos de idade, produziu um profundo pesar entre alguns dos maiores intérpretes musicais portugueses: Amália Rodrigues afirmou que este artista deixara “um triste vazio na música portuguesa”, Luís Represas referiu que “num país com uma produção musical relativamente pequena, é uma grande perda a morte de um músico que, acima de tudo, foi honesto e franco ma linha musical que escolheu” e Lena d’Água salientou que “atrás de um artista muito louco, existia um coração grande e puro como o coração de uma criança”.
Faleceu em Lisboa a 13 de Junho de 1984.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.