quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O Sol quando nasce é para todos?

Incutem-nos até à exaustão que ‘o Sol quando nasce é para todos’, mas não é verdade, apesar de, na universalidade planetária, isso seja uma afirmação cósmica efectivamente verídica.
Todavia, aquele que domina o seu semelhante defende o provérbio para seu benefício.
Se lhe bate o Sol em demasia, dele se escusa quando bem lhe apetece, e até liga o ar-condicionado para amenizar o ambiente.
Agora, aquele que labora nos trabalhos mais duros em contacto directo com o ambiente natural terá que aguentar com o Sol abrasador, tal como, quando faz frio, o dominador pode acoitar-se na sua base de conforto dotada de temperatura aconchegante.
Logo, sem mais aditamentos, o adágio com que comecei esta prosa deveria ter a seguinte redacção: ‘o Sol quando nasce é para todos se não existirem opressores e oprimidos na sua universal disputa’.


José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.