sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Não vai dar, sr. Trump...

A obsessão do Presidente Trump com o México vai - à semelhança do Decreto sobre os Imigrantes - ter o desenvolvimento inesperado, isto porque a realidade se vai sobrepor ao nacional-populismo deste senhor.

Se analisarmos bem as relações entre estes dois grandes países chegaremos a conclusões deveras surpreendentes: o tratado de livre comércio firmado entre os EUA, Canadá e México , em 1994, originaram um crescimento de 400%!!! das trocas comerciais entre estes países; os Estados de fronteira (seis mexicanos e 4 americanos) tiveram no ano 2016 um volume de trocas comerciais de 480.000 milhões de dólares; a população destes estados é de 99 milhões de pessoas e o PIB conjunto formaria, caso estes 10 estados fossem um País, a quarta potencia económica mundial!

As economias dos 10 estados de fronteira estão interligadas e existem mais de 50 pontos de passagem onde circulam pessoas e bens, mas nem tudo são rosas, o PIB percápita a norte do Rio Grande é de cerca de 50.000 dólares e a sul de apenas 10.000; algo terá que ser feito para diminuir este desiquilibrio , caso contrário, não haverá muro que contenha a vontade dos mexicanos em terem uma vida melhor, mesmo que a trabalhar no duro nas grandes propriedades agrícolas da Califórnia que um dia foi sua...

Ezequiel Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.