quinta-feira, 16 de março de 2017

É URGENTE SALVAR O ATLÉTICO CLUBE DE PORTUGAL DA EXTINÇÃO


É urgente salvar o Atlético Clube de Portugal da extinção
Devido à má época 2016/17, que a equipa sénior de futebol do Atlético Clube de Portugal está a realizar no Campeonato de Portugal, no qual tem vindo, jogo após jogo, a cair gradualmente, estando à beira de poder vir a ser despromovida à divisão AFL-Pró-Nacional, situação inédita para o clube alcantarense. 
Assim, mais um emblema histórico, como tem acontecido a tantos outros, ou é despromovido ou acaba, simplesmente, por desaparecer do futebol de sénior, devido a gestões ruinosas de "gente" que não pertence ao mundo do futebol.
A lista dos clubes que já desaparecerem da cena do futebol nacional de primeira é já longa e iria ocupar algum espaço, mas sempre arrisco aqueles que me vêm, neste momento, à memória sem qualquer ordem: Estrela da Amadora, Salgueiros, Campomaiorense, Beira-Mar, Sp. Farense, Odivelas, Lusitano de Évora, Juventude de Évora, Portalegrense e tantos outros…

O "pequeno-grande" e simpático clube lisboeta, que no ano de 2017, irá comemorar a bonita idade de 75 anos, isto é, as suas bodas de diamante, é um dos históricos clubes de Portugal e um dos quatro maiores da cidade de Lisboa, tendo em épocas recuadas, sido uma das grandes potências do futebol lusitano.
Este histórico clube do futebol português e da cidade de Lisboa, de seu nome Atlético Clube de Portugal, foi fundado a 18 de Setembro de 1942, resultado da fusão de dois clubes das freguesias de Alcântara e Santo Amaro - o Carcavelinhos Foot-ball Clube e a União Foot-ball Lisboa.
Depois de ter participado 24 vezes na divisão maior do futebol português, há, precisamente 41 anos, que está completamente afastado da 1.ª Liga, não permitindo assim ao velhinho Estádio da Tapadinha e aos seus fervorosos adeptos receberem e verem, os clubes mais sonantes do futebol português.
A última época que esteve na 1.ª Divisão, remonta já a 1976/77, tendo a partir desta época, descido à 2.ª Divisão, alternando todos os anos, entre esta e a antiga 3.ª Divisão. O seu palmarés é recheado por alguns títulos, entre os quais merece destaque a conquista de três campeonatos da 2.ª Divisão, nas épocas de 1944/45, 1958/59 e 1967/68.
Das 7 presenças na 3.ª Divisão sagrou-se campeão nacional nas épocas de 2003/04 e 2005/06. Conta duas presenças em finais da Taça de Portugal. Na época 1945/46, frente ao Sporting, cujo resultado foi de 4-2 a favor dos sportinguistas; e na época 1948/49, segunda presença frente ao Benfica, tendo sido derrotado por 1-2.
De referir ainda as suas cinco presenças na 2.ª Liga do futebol profissional, tendo a estreia acontecido na época de 2012/13. Destaque para os internacionais que este clube teve nas suas fileiras, tendo fornecido à selecção nacional de Portugal, jogadores como Germano Figueiredo, Ben David, Ernesto Oliveira e Carlos Martinho.
É uma realidade, triste aquela que está a viver esta época no futebol sénior. O clube de Alcântara-Santo Amaro, o Atlético Clube de Portugal merece estar entre os maiores. Que haja homens, isto é, dirigentes, capazes e com bom senso, à altura do nome do clube, que tenham a devida capacidade de reconduzir este clube para voltar aos seus tempos de outrora. São os meus votos.

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal  RECORD de 16 de Março de 2017)

MÁRIO DA SILVA JESUS

1 comentário:

  1. Recordo com muita saudade as visitas do Atlético ao velhinho Campo da Amorosa, pelado, para jogar com o "meu" Vitória, em Guimarães!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.