segunda-feira, 17 de abril de 2017

Regressa Ataturk !

A notícia de que Erdogan ganhou o referendo na Turquia é, para além de preocupante, muito triste! Um ditador confessional e com aprovação popular, é de desesperar! Ainda mais, e sintomaticamente, quando as suas primeiras palavras vão para o regresso da pena de morte! Desgraça total! Para quem, como eu, se considera, acima de tudo, cidadão do mundo e partilhador de saberes vários, sem tutelas divinas, culturalmente secular na organização dos Estados democráticos e adepto fervoroso da Autonomia como forma de exercício da mente humana, vou sentindo uma "solidão" triste.
Há tempos atrás relatei, em carta inserida no PÚBLICO, que só por duas vezes escrevi algo sentido e laudatório, em livros apropriados: no cemitério americano duma das praias de desembarque da Normandia e no túmulo de Mustafa Kemal Ataturk, criador da secular República da Turquia. Aos bravos milhares de jovens que deram o golpe mortal em Adolf  Hitler, com sacrifício da própria vida, e ao esclarecido general que colocou os "desígnios de Deus" nas mesquitas e e a vida dos seres humanos na tutela do Estado democrático!
E me permitiu, há poucos anos, o etéreo e deslumbrante passeio de barco no Bósforo e tudo o resto que a Turquia proporcionava: muita beleza, um Estado secular e uma religião praticada sem peias.

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. Transformar a democracia em "democratura" para ser uma tendência com cada vez maior número de entusiastas, até mesmo na Europa!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.