terça-feira, 5 de setembro de 2017

A 5 de Setembro de 1997 - Morre Madre Teresa de Calcutá

Resultado de imagem para madre teresa de calcutá



A 5 de Setembro de 1997, morre, em Calcutá, Anjezé Gonxha Bojaxhiu M.C., que viria a torna-se mundialmente conhecida como Madre Teresa de Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá, foi uma religiosa católica de etnia albanesa, nascida em território sob Império Otomano, na capital da actual República da Macedónia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003 e canonizada em 2016. Considerada por alguns, a missionária do século XX Aos 21 anos de idade, ingressa num convento em Calcutá, mudando o seu nome para Teresa. Onze anos mais tarde, deixa a clausura e começa a dedicar-se, nos bairros mais pobres da cidade, aos pobres, aos doentes e aos esquecidos, vindo a fundar em 1946, a congregação das Missionárias da Caridade. Pelo seu papel em favor dos mais necessitados, ser-lhe-ia atribuído, em 1979, o Prémio Nobel da Paz, Prémio Bharat Rama; Prémio Onder of the Smile.
Muitas biografias referem erradamente como data do seu nascimento o dia 27 de Agosto. Madre Teresa confidenciou à sua amiga, colega de trabalho e autora norte-americana Eileen Egan, que 27 de Agosto foi a data do seu baptismo, tendo o seu nascimento ocorrido no dia anterior ou seja o dia 26 de Agosto de 1910.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.