quinta-feira, 7 de setembro de 2017

A LINGUAGEM CORPORAL NÃO MENTE...


O estudo da linguagem corporal (LC) é assunto sério, e desde Charles Darwin que há estudos científicos que afirmam esta forma de comunicar entre humanos como das mais fortes e expressivas. Isto a propósito da LC de António Costa (AC). Tivemos Salazar sempre tenso e zangado, Marcello Caetano preocupado, Vasco Gonçalves estonteado, Soares falso descontraído, Guterres palavroso, Barroso convencido, Sócrates "animal feroz", Passos distante e tenso e finalmente AC feliz e descontraído. Quando vemos nas TVs a imagem de AC, dois meses depois da tragédia de Pedrogão e do fiasco perigoso de Tancos, com aquele ar absolutamente descontraído, gozão (chega a tocar o desprezo com Passos Coelho), percebemos que está para ficar. Sim, caros senhores, AC descobriu a fórmula secreta de uma longa vida em democracia, neste Portugal pobre e iliterato. Isenta de IRS os portugueses que ganham pouco mais que o salário mínimo, os restantes, empresas e trabalhadores que paguem o resto. Enquanto alguns comentadores reclamam que todos devemos pagar impostos na proporção do que recebemos, até para darmos o devido valor às despesas do Estado, outros (sobretudo na esquerda) respondem que o problema é haver uns poucos que ganham muito.  estes últimos observo que os que estão no meio é que se tramam. Por isso, enquanto Bruxelas e as agências de rating deixarem que nos continuemos a endividar, as transferências do turismo sempre em alta vão fazer que AC continue sobranceiro e a governar sem obstáculos. Digamos em conclusão que se a direita se tivesse reorganizado em 2016, AC poderia não estar tão descontraído e feliz. Mas infelizmente para o País, continua dividida e amarrada ao passado.

1 comentário:

  1. Este artigo foi parcialmente publicado no semanário EXPRESSO na sua edição de 9/9/17 e totalmente no diário PÚBLICO, na sua edição de 10/9/17.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.