segunda-feira, 4 de setembro de 2017

O Capitalismo selvagem; só este ismo?

A imagem pode conter: texto
Todos sabemos que muitos vocábulos compostos pelo sufixo ismo encerram directrizes e práticas que têm levado à morte de milhões de seres humanos, bem como à desgraça/colapso colectivo de muitas nações, numa deriva difícil de ser aceitável.
E de entre um pensamento muito abrangente, desde a densa floresta até nos determos objectivamente numa simples árvore, intramuros, têm existido empresas de grande ‘calado’, que têm sido uma continuada desgraceira colectiva, sem que muitos – ou quase todos – dos estrategas que as têm dirigido tivessem tido o ‘crime e castigo’ que mereciam pelo mal que lhes causaram.
E, ao nível do sector público, muitos desses comandantes da desgraça de todos nós, nele bem se governaram e governam, para, saltando para o privado, nele se continuam a banquetear até mais não.
Então, a nível das parcerias conluiosas e corruptas entre os dois sectores, o desaire para o sector público é francamente ruinoso, enquanto o privado prospera a olhos vistos, muito ao gosto de todos os liberais que têm saqueado o público.
Portanto, não é de admirar que muitas dessas empresas de topo tenham caído nas mãos de capitais estrangeiros, em que a mira é somente obterem o máximo de lucro no mais curto espaço de tempo, porque o capitalismo selvagem não tem pátria, nem fronteiras, tal como todos os ismos que, levados ao extremo, só dão guerras e uma continuada miséria humana para milhões de seres.

José Amaral


4 comentários:

  1. Eu sei que o amigo Zé Amaral, assim como tanta gente e, já agora, eu também, somos pessoas bem intencionadas. Diz o amigo Zé, que todos os ismos levados ao extremo,dão caca. Mas também se não levados ao extremo, caca dão. Ou tem ilusões, amigo, que o capitalismo tem freio? Você farta-se aqui de lhe criticar os excessos, mas o rumo do capitalismo é isso; excessos. Leva ao monopolismo, ao imperialismo e às guerras. Portanto, amigo Zé, tal como o esclavagismo e o feudalismo,o capitalismo, deverá ser uma fase transitória da humanidade. Agora não lhe juro a pés juntos que alcançaremos outro ismo. Mas devemos tentar. Devemos bater-nos nem que seja por utopias. O capitalismo, é que, só não vê quem não pode ou não quer, não serve. É injusto, aberrante e não tem freio. Temos que lho por.Isto dá pano para mangas, não é verdade? Grande abraço para si, e, como diz o amigo Tapadinhas, para todos/as que lutam por um mundo melhor.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado ao Amigo Francisco Ramalho, por lembrar uma frase, que eu, quando vem a propósito, pronuncio com toda a sinceridade. Na verdade, não somos muitos, porque o pessoal anda muito distraído, mas os nossos ideais hão-de triunfar, nem que seja no tempo dos nossos tetranetos, porque se assim não for, o inferno deverá ser menos desagradável. O velho e sincero abraço para toda a "rapaziada".

    ResponderEliminar
  3. "porque se assim não for,o inferno deverá ser menos desagradável". Com as nuvens negras, medonhas, que se encastelam aí diante dos nossos olhos, Deus queira que estas palavras certeiras,preventivas, deste nosso amigo que reflecte, que se inquieta e perante " o pessoal que anda muito distraído", repito; Deus queira que elas não sejam premonitórias. Pensem nisto amigos/as e passem a mensagem...e que então a inquietação geral trave os cavaleiros do Apocalipse.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez, obrigado ao Francisco, pela concordância com as minhas reflexões, que sinto ser sincera. Um extenso abraço para todos que, neste blogue, ou em qualquer outro lugar, lutam por um mundo melhor.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.