segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A 6 de Novembro de 1772 - Lei de Marquês de Pombal reforma os Estudos Menores em Portugal

Resultado de imagem para Marquês de Pombal



A Carta de lei de 6 de Novembro de 1772, mandada publicar por Marquês de Pombal, legislava sobre o recrutamento dos professores dos “estudos menores”, sobre as matérias a ensinar nas escolas “primárias”, sobre a inspecção e controlo de aproveitamento e ainda sobre o ensino particular, relativamente ao qual o Estado impunha a sua tutela, não permitindo que e fosse mestre sem carta de capacidade passada pela Real Mesa Censória (para a qual passara a superintendência dos estudos menores em 1771) e obrigando os alunos do mesmo regime de ensino a passarem os exames necessários, caso desejassem entrar nos “estudos maiores”.

1 comentário:

  1. Esta informação é de uma utilidade estrema, pois a maioria do povo português desconhece que o Marquês de Pombal criou o ensino primário público, no qual os professores eram pagos pelo orçamemto do Estado e às câmaras municipais cabia a responsabilidade de fornecer os espaços para a escola e habitação do professor. Mais uma vez, obrigado ao Mário. Um grande e afectuoso abraço.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.