domingo, 12 de novembro de 2017

ATLETA BRIOSA, CIDADÃ EXEMPLAR



Chama-se Nádia Carvalho. É ainda quase uma menina. É uma adolescente de 16 anos. É recordista dos 1500 metros em obstáculos na categoria de iniciados, campeã nacional dos 2000 metros em obstáculos e no passado dia 5, Domingo, devia ter participado numa prova nacional de corta-mato em Torres Vedras, onde ia tentar obter o apuramento para o Europeu de Juniores. Ia, mas não foi! E não foi, porque a Nádia é “simples, determinada e altruísta”. Diz quem lida com ela, e o ato heroico de solidariedade e amor ao próximo que praticou nesse dia, prova-o.
Manhã cedo, estando a equipa do Núcleo Sporting de Torres Novas, juntando-se para partir para Torres Vedras para a prova acima referida, ouve-se o estrondo de algo caindo à água. Alguém viu logo tratar-se de uma pessoa que se tinha atirado ou caído da ponte do Raro para o Rio Almonda e deu o alarme. Era uma senhora. O dirigente do clube, Mário Rui, foi à procura de um pau ou algo que pudesse tentar puxá-la para a margem, mas, entretanto, outra pessoa atira-se da ponte não para pôr termo à vida, como o fez a infeliz senhora que se debatia entre a vida e a morte, mas para a salvar. E essa pessoa foi a Nádia. Manteve a senhora à tona e foi dando-lhe ânimo até chegarem os bombeiros que continuaram os primeiros socorros e a transportaram para o Hospital de Abrantes. E a nossa heroína, encharcada, cheia de frio, emocionada, mas com a consciência tranquila e a alma cheia, já não seguiu para Torres Vedras e arrisca o Europeu de Juniores. Mas: “A senhora dizia que queria morrer e estive a consolá-la. Valeu a pena, não me arrependo”. Mais palavras para quê, além destas, desta linda e exemplar jovem?
Francisco Ramalho

Corroios, 12 de Novembro de 2017

1 comentário:

  1. É claro que o que se conta de pejorativo acerca da juventude é manifestamente exagerado. De facto, e de uma maneira geral, quando os velhos se queixam dos jovens não fazem mais que repetir chavões com milhares de anos. Já tinha lido no JN a história exemplar desta menina...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.