quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Na web, pouco sumo...it

Vendo bem as coisas que a têvê nos permite conhecer e avaliar, decorre em Lisboa, uma feira internacional, a que chamam, conferência de tecnologia sob o nome de, WebSummit. Evento maior, de que o país se deve orgulhar, e conta por isso com o apoio babado dos governantes, e presença ao mais alto nível. Futurismo e moda que produz grande alvoroço, e, dizem, momento de grandes lucros para os cofres internos. Pode ser que sim. Mas o que eu vejo, daqui de cima do monte da minha aldeia, e já sem eucaliptos a estorvar - que tudo são esqueletos negros, e secos na paisagem árida - é que ali chegam, oriundos de todo o mundo, uma malta jovem, com ar feliz, folgazona, e à procura de realização pessoal e empresarial, embora não saibam identificar e diferenciar uma folha de loureiro, da de limoeiro. Uma rapaziada cheia de ideias e projectos, para apresentar novidades, comprar e vender, ou aliar-se a parceiros com boas ofertas naquele teatro de ciência avançada, composta por plástico, lata, fibras, e placas impressas. Mas sobretudo inteligência humana. Acontecimento que arrasta até à capital do país, contentores de material sofisticado, e uma barrigada de jornalistas dos mais diversos órgãos de comunicação da especialidade. Mas a têvê, também nos mostra, e isso retenho, que os intervenientes falantes, e candidatos-génios a intervenientes, quando cai a noite, parece que apreciam mais as zonas dos copos e do divertimento, como Mouraria e Bairro Alto, do que propriamente a dita Feira das Tecnologias futuristas, aonde até marcou presença o cientista famoso, Stephen Hawking, que usa a sua inteligência e não a artificial. Também em mau estado, surgiu abonecado, o físico, Einstein, a falar com uma moça, que não é deste mundo. De tal maneira me impressionaram as imagens que vi, que me provocou umas quantas interrogações. Será que aquela maralha ganha o suficiente para se deslocar a Lisboa, alojar-se, pagar forte e feio o que paga para entrar no recinto aonde tem lugar a conferência, que se repete, e ainda tem carcanhol suficiente para a night copofónica e bem animada? Pelos vistos tem. Só que a impressão que me deixa, é que tal feira, devia chamar-se, Feira da TecnoEnologia 2017. E aí nós dávamos cartas e lições na matéria, e revolucionávamos os cérebros que nos visitam, e as exportações do néctar das nossas vinhas mais avançadas, que se transaccionam, e se consomem nos bares que eles frequentam durante a estadia, aumentavam exponencialmente, e até a “Sofia-robótica” saía de cá a cantar o fado, numa dança de fantasia. Seria isto mau negócio? Bem. Vou ali ordenhar a minha cabrinha, pelo método tradicional, e já volto. Méeeeh…!

-*(publicado no Destak e no DNmadª - 10/11/017)


2 comentários:

  1. Meu Caro Pena Fiel, gostei muito do que escreveu. Só lamento não saber tanto assim. Mas que gostei, gostei muito mesmo. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...obrigado amigo JAmaral pelo seu apoio a este provocador infiel. Mas devo dizer que o mau Caro, é que é assertivo, objectivo, esclarecido, perspicaz e mais original, elemento, que intervém neste espaço e nos de escrita fina em jornais diversos. Não estou a fazer-lhe graxa, ao tecer-lhe este encómio. V. é dos melhores de entre todos nós. A sua pena é de ouro!

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.