sexta-feira, 17 de novembro de 2017

OS NÚMEROS DA VERGONHA



As revistas “Forbes”, “Exame” e o banco  “Crédit Suisse”, divulgaram os números do saque. Os números da vergonha. Os números do capitalismo predador. Assim, segundo a Forbes, a nível de países, o principal baluarte e gendarme do sistema, os EUA, continuam a liderar destacadamente com 15 milhões e 356 mil milionários (fortunas de pelo menos 1 milhão de dólares), seguidos do Japão com 2 milhões e 693 mil, depois o Reino Unido, a Alemanha e, com o seu sistema misto, a China. Individualmente, Bill Gates, com 89,3 mil milhões de dólares, foi ultrapassado por Jeff Bezos, o dono da Amazon, com 95,7 mil milhões.
Cá pelo burgo, também temos novidades! Segundo o relatório “Global Wealth 2017” publicado pelo banco acima referido, em 2016 ,Portugal, que está em 61º lugar do ranking mundial, tinha 61 mil milionários, tendo este ano o número subido para 68 mil. E esta! Portanto, só num ano, mais 7 mil beneficiados do sistema a chegarem ou a ultrapassarem o milhão de dólares. E, conforme a revista Exame, este é o quarto ano consecutivo que as 25 maiores fortunas lusas, registam um crescimento, somando agora 18,8 mil milhões de euros, mais 15 mil milhões que em 2016. Lidera o grupo Amorim, seguido do Jerónimo Martins, Guimarães de Mello e SONAE.
Em 2017, 50,1% de toda a riqueza mundial, está nas mãos de 1% dos milionários.
Tudo isto, num mundo onde milhões morrem literalmente de fome ou de doenças evitáveis. Num mundo, onde, segundo a OIT, 152 milhões de crianças são obrigadas a trabalhar para sobreviver.
Voltando ao nosso cantinho, onde, como se vê, a crise não bate à porta de pelo menos 68 mil, antes pelo contrário, há quem ache que os outros 9 milhões e tal ,devem estar quietinhos e calados, só porque temos agora um governo um tanto mais decente. Como se o sistema que provoca tantas e tão brutais assimetrias sociais, tantas e tão brutais patifarias e misérias, não continuasse.
Francisco Ramalho

Corroios, 16 de Novembro de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.