quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

“Aconchego”


É um programa que existe desde 2004, organizado pela Federação Académica do Porto, em parceria com a Câmara Municipal e significa, para pessoas idosas que vivem sozinhas, ter a companhia de jóvens estudantes que, não sendo do Porto, precisam de alojamento no período de frequência da Universidade.

Os idosos oferecem a casa e, em troca, os estudantes ajudam-nos a combater a solidão, sendo-lhes pedia apenas uma pequena contribuiçao de 25 euros para ajudar nas despesas de água e luz.

É bonito e serve na perfeição as duas partes; de facto, vencidos os receios iniciais, ganham confiança e passam a considerar-se família. “Quebra o isolamento, permite um convívio intergeracional e ajuda os jóvens a encontrar alojamento”, diz o vereador da Habitação e Coesão Social.

Dadas as dificuldades que muitos estudantes encontram para arranjar alojamento em condições acessíveis às suas bolsas, só é de estranhar que programas assim não sejam promovidos noutras cidades com ensino superior...

Informação colhida no JN.


Amândio G. Martins


3 comentários:

  1. Desconhecia completamente. É mesmo de estranhar...

    ResponderEliminar
  2. Na altura em que soube da existência dele, não estava a ter muita muita utilização. Ainda bem que está agora a caminhar.

    ResponderEliminar
  3. Segundo o que li, desde que foi criado já passaram pelo programa 129 estudantes; não se poderá considerar um sucesso estrondoso, mas o princípio parece-m muito bom, podendo ser replicado em todo o país...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.