sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

EDP, negócio da China

Escrevo, enquanto na rua está um frio de rachar. Estou num ambiente aquecido e, no entanto, os portugueses estão entre os europeus que menos possibilidades financeiras têm para aquecer suas casas. Quase 25% dos nossos concidadãos passam frio. São mais de 2 milhões. Não há adjectivo que qualifique esta miserável injustiça social, quando a EDP distribui pelos seus acionistas dividendos no valor de mil milhões de euros. O seu presidente recebe mais de 5 mil euros/dia! Hoje, a empresa não paga a Contribuição Extraordinária sobre o Sector Energético, tendo-a pago ao desgoverno do PSD/CDS(!). Mais grave, ainda recebe excessivas rendas que o Estado (nós) lhes paga. Nunca será demais relembrar: a privatização da EDP, vendida a preço de saldo, foi um ‘crime’ de lesa património. Tinha e tem lucros supersónicos…
   Agora, consumo menos electricidade e pago mais do que pagava, não houve melhoria de qualidade, nem de menores custos, conforme enganadoramente o anterior executivo de extrema-direita propalava… Na Europa somos os que pagamos mais pela electricidade! Os cidadãos entregam por dia à RTP, na conta da luz - 503 mil euros, porquê? A electricidade teve um brutal aumento de 6% para 23% no IVA, na legislatura anterior e assim continua, porquê?
   Saliente-se que os micro, pequenos e médios empresários identificam como um factor limitativo ao seu crescimento/desenvolvimento, a energia ter custos elevadíssimos.
   Recebi uma carta da EDP, sobre actualização (leia-se aumento) do preço da electricidade. Propõem a prestação de vários serviços e tudo espremido representa: damos à EDP um porco,
recebemos um chouriço. É mais um negócio da China!

                             Vítor Colaço Santos

1 comentário:

  1. Podíamos acrescentar os CTT, o Novo Banco, a PT, etc. Mas tudo isso tem uma origem,mas tudo isso era previsível, mas tudo isso foi alertado, mas, é melhor calar-me...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.