quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O MUNDO PENDENTE DE DOIS BOTÕES



Donald Trump, disse que destruía a Coreia do Norte. Kim Jong-Un, respondeu-lhe que tinha o botão nuclear sempre à mão. Trump, retorquiu que ele também,e que o dele é muito mais potente.
Kim, chegou ao poder sem ter sido eleito. Trump foi. Foi eleito numa democracia filha do capital, da ignorância, da manipulação. O país de Kim, nunca invadiu nem ameaça nenhum outro e já foi invadido pelo do Trump. Que, além da Coreia do Norte, já invadiu, destruiu, ou apoiou golpes de Estado em centenas de outros e que já usou desnecessária e criminosamente ( A Alemanha nazi estava rendida há 2 meses e o Japão, sabia-se, ia fazer o mesmo) duas bombas atómicas. Portanto, é o presidente deste país, com este historial, e que, de longe, tem mais armas nucleares que se acha no direito e com autoridade moral para exigir que o outro não as tenha e a substituição do Governo e do regime que lá vigora.
Conclusão, depois de tantos milhares de anos de evolução, chegou-se a este ridículo e dramático ponto: grande parte da humanidade, está sob a ameaça de holocausto, potencialmente provocado por dois botões que poderão ser premidos por dois homens. Irá permitir isso?
Francisco Ramalho

Corroios, 4 de Janeiro de 2018

13 comentários:

  1. Este seu texto é daqueles que me tenta a elogiar. E faço-o, com o espírito aberto de quem se revê na conclusão. E só na conclusão. Porque, nos considerandos intermédios, há a sua já costumeira visão de "um só olho". que não retira verdade ao que conclui, como já disse.

    ResponderEliminar
  2. Quando digo que que Kim chegou ao poder sem ter sido eleito, é ver com um só olho? E o resto é mentira? É muito injusta essa sua visão sobre mim. E o Fernando, vê sempre com os dois?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Kim chegou ao poder sem ter sido eleito"... ponto final. "Trump foi eleito e... vem um longo parágrafo em que todos são ignorantes e não sei que mais, até quase insinuando que o "botão" do coreano se valida com a atitude do americano. Claro que não "verei sempre com os dois olhos" mas vou tentar fazê-lo nesta asserção: O Trump e o Kim são dois facínoras! Ponto final... sem "vesguice.

      Eliminar
    2. Ò Fernando, você é tão lesto a julgar os outros! Estou com pressa mas terei que arranjar tempo para lhe responder melhor. Só você é que tenta ser o mais justo possível. Quem não alinhar pela sua cartilha é sectário. Você é que é o impoluto e o perfeito!

      Eliminar
  3. O país do Kim, quando chefiado pelo fundador, seu avô, invadiu a Coreia do Sul, levando a ONU a reunir Forças para o expulsar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que sim, mas aonde queria chegar era que a que a "qualidades" iguais, iguais avaliações e epítetos.

      Eliminar
  4. Ora bem!Reconheço que tendes razão, ou alguma, e que eu não a tenho toda quando digo que a CN nunca invadiu nenhum país. Invadiu um, é verdade. O seu. A Coreia do Sul. E houve uma guerra civil que os EUA (sob proposta deles na ONU para que se pronunciasse) e que eles, EUA, abafaram com um banho de sangue de 4 milhões de mortos. E a ameaça de utilizarem bombas atómicas contra a CN e a China. Portanto, uma invasão quase do género da que deu origem também à guerra civil dos EUA. Mas será que esta minha falha. Mentira, Pronto! Justifica vir logo todo lampeiro como ´tantas vezes é seu apanágio o FR acusar-me de sectário? (apreciação de carácter que ele diz que não faz). Perante centenas de invasões dos EUA que eu condeno, sou sectário! O Fernando e o Amândio, sabem o que se passa no Iémen,na ex Birmânia, na Palestina, para citar estes 3 exemplos. Sabem, não sabem? Então e se eu chamar hipócritas a quem convoca o Conselho de Segurança da ONU pelo que se passa no Irão sou sectário? Fernando, uma coisa você nunca me acusou: de hipócrita. Nem eu a si porque não o é. Por isso,sem hipocrisia lhe digo; tenho-o como boa pessoa. Mas, com um defeito: é pouco modesto e, pior, muito ligeiro, insensível e injusto a julgar as pessoas. Outro exemplo: há aqui entre nós, diversos poetas; o Amândio, a Fátima e a Graça e o Zé Amaral (peço desculpa se me esqueço de algum). Pois bem, uma vez, o Fernando classificou-os, o que eu não estou a fazer agora, e não sei se foi de propósito ou não, mas se não foi, devia ter tido mais cuidado, não referiu o Zé Amaral. O que ele obviamente não gostou. Ele e não só... Portanto, Fernando, seja mais justo! E já sabe, sempre que se meter comigo em coisas de apreciação pessoal, como disse o outro,"leva"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje a minha manhã é para o Francisco! Ainda há momentos nos falámos num post do Joaquim Moura ( a propósito, se também vinha ao seu, porque foi lá que também escreveu, dizendo que o seu já estava fora da 1ª página do blogue?). E, não resiste, volta a julgar-me na personalidade e a "catequisar" sobre como devia ser! E permite-se "avaliar-me" sobre as minhas avaliações de valor. Porque razão haveria de considerar poeta o José Amaral? Não o ofendi, só disse o que acho e vale o que vale. Está a ver que não me esqueci, só disse o que queria dizer,aliás por omissão.Quem veio todo lampeiro?...
      Passo a responder às suas perguntas: julgo saber algo o que se passa no Iemen e outor, mas cá estará o Francisco para (tentar) me ensinar o que me falta; não acho que você seja hipócrita. Obrigado por me considerar boa pessoa, o que também acho de si. Sobre o meu "julgamento" das pessoas, já lhe respondi no outro "post" (ideias, comentário e não pessoas).
      Termino com o que é mais curial: registo que não disse que o Trump e o Kim são, ambos, facínoras. Para mim são e para si? O resto, histórico e político, é muito importante mas não retira nada ao meu ( e o seu? ) julgamento, na suas personalidades e caracteres, dos dois homens. Se o outro ( que é Jorge Coelho ) diz que "levo", então que "leve" mas não seja "convencido" e se justiça é dar-lhe razão, Francisco, temo que vá haver muita "porrada"

      Eliminar
  5. Passou-me uma coisa importante. é que o Fernando não me chamou só sectário agora " a sua costumeira visão de um só olho" quer dizer, para ele, sou sempre sectário. Daí esta minha resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Novamente as quase sobreposições entre escrita/postagem. Mas ainda bem que voltou com o sectário, pois esqueci-me dele na resposta anterior. Poderei dizer que não usei a palavra mas antes a frase. metafórica, que também citou. Mas (reconheço que por defeito pessoal) o uso de sectário é mais "forte" e se assim o entendeu, percebo e retiro "o que não usei"). Você é um comunista de antanho e daí, com lealdade infinita, é costumeiro nos argumentos usados nos seus textos e comentários que envolvam política. Espero que isto não seja ofensa!

      Eliminar
  6. Diz o Fernando que o volto a julgar na personalidade. É verdade. Mas convirá que o julgamento não é assim tão duro. E julgo-o porque entendi que o fez também a mim.Já disse que não foi essa a sua intenção. Não tenho grandes duvidas. Repare, se uma pessoa condena más acções apenas se tiverem uma determinada origem, claro que é uma pessoa injusta...Diz depois que eu o ensinarei. Nem pouco mais ou menos.Claro que diz isso com ironia! O Fernando é uma pessoa culta não precisa de "mestres" como eu. Também lhe agradeço por me achar boa pessoa. Já aqui uma vez disse que considerava (e considero) o regime da CN uma aberração, logo, o seu líder é facínora. Mas o outro, os outros, muito mais perigosos, pelo poder que têm e pelo que se consta.Acho que não sou convencido. Defendo é aquilo em que acredito, mas posso mudar de opinião. Finalmente, não. Não tomo como ofensa achar-me um comunista de antanho. Só que está completamente enganado.Longe de dizer ámen a tudo que venha do PCP. Não sou um yes man em lado nenhum. Olhe, não será das coisas mais importantes, mas vou escrever sobre uma coisa que vem esta semana na Visão. Uma excelente reportagem sobre os maus tratos aos animais, matéria em que o PCP, infelizmente, em nada se distingue dos outros partidos. Mais uma vez, bom ano para si.

    ResponderEliminar
  7. Igualmente para si. Eu não disse que você era do PCP nem que era "yes man", disse somente que era um "comunista de antanho". Mas não posso deixar de ficar contente por ouvi-lo dizer que o líder norte coreano é um FACÍNORA.Igual ao Trump, para que não restem dúvidas. Bom domingo.

    ResponderEliminar
  8. Caros Companheiros em luta mui acesa - mas bem urdida e assaz urbana -, como também entrei na baila e por tabela, aqui Vos deixo com o seguinte e bem conhecido provérbio: 'de poeta e de louco todo o mundo tem um pouco'.
    Portanto, ainda bem as diferenças de cada um com tudo o mais e essencial que nos une: a Vida e a Amizade.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.