domingo, 7 de janeiro de 2018

O que temos no coração...


Su Shì, famoso escritor chinês do século XI, quis aprofundar os conhecimentos espirituais e aproximou-se do Mestre budista Foyin; um dia que saíram juntos para passear na montanha, a determinado passo pararam, para fazer meditação.

Sentaram-se, procurando a postura do corpo correcta, segundo os princípios budistas e, algum tempo depois, Su Shì perguntou ao mestre o que via na sua postura. “Pareces uma verdadeira imagem de Buda”, respondeu-lhe o Mestre.

Pouco depois, quando  Mestre Foyin perguntou a Su Shì o que via na sua imagem, este respondeu-lhe que lhe parecia um monte de esterco!

Voltaram em silêncio; chegado a casa, Su Shì gabou-se à irmã de ter vencido o Mestre, e contou-lhe o que se passara. A irmã, depois de uns momentos de reflexão, respondeu-lhe que foi o Mestre que o venceu a ele, dizendo:

“O Mestre viu Buda na tua imagem porque tem bondade no coração; tu viste no Mestre um monte de esterco, vê lá o que tens no teu!”



Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.