terça-feira, 9 de janeiro de 2018

PARABÉNS "A VOZ DA GIRAFA" PELO SEU 5.º ANIVERSÁRIO

Resultado de imagem para 5 velas da girafa«


Hoje dia 9 de Janeiro de 2018, apagam-se cinco velas, e cantam-se os parabéns, como é natural e característico nestas datas comemorativas, para assim se festejar e assinalar mais um ano de vida, o seu 5º. Aniversário de “A Voz da Girafa”. Como colaborador, assíduo quando possível deva confessar, e ao mesmo tempo aproveitar para reconhecer publicamente e com toda a honestidade, que não sou dos melhores no manuseamento da “pena”, mas no entanto não quero deixar de partilhar vivamente este momento com todos vocês, e desta forma modesta quanto me é possível, transmitir a felicidade que é pertencer a este grupo, de algumas pessoas (peço desculpa da minha sinceridade, ao afirmar desta forma, mas é aquilo que sinto, neste momento).
Não quero contudo deixar passar de despercebido este dia, que para mim também é igualmente muito importante, pois tenho o privilégio único, de pertencer a esta já enorme “equipa”, onde tenho bebido muitos ensinamentos de outros leitores-escritores de cartas, que os leio atentamente e que igualmente têm o seu espaço próprio e reservado para igualmente opinarem, mas que no entanto alguns comentários deviam ser um pouco mais moderados, se possível, que decerto não fazia nada mal a ninguém, o que por vezes, infelizmente, não acontece…mas enfim é este o nosso mundo em que estamos inseridos e claro, nem sempre há perfeição possível, seja no que for.
Este é um “blogue”, dedicada aos leitores-escritores de cartas, mais concretamente aos opinantes, onde cada um, com a devida liberdade de expressão se exprimem como sabem e podem, mas efectivamente, tenho que reconhecer, e tenho repetido em anos anteriores e não vou deixar de o fazer, que uns são efectivamente melhores do que outros, como em tudo na vida. Tenho que me render a essa enorme evidência, mas note infelizmente que alguns são mais super-dotados (porque não somos todos super-dotados, Graças a Deus), onde alguns não respeitam a opinião do vizinho do lado. Uns gostam de política, outros de efemérides, outros de futebol, porque entende os tais super-dotados, que este é um “blogue” onde felizmente não há censura prévia, como infelizmente nos dias que correm e que infelizmente, está cada vez mais tem vindo a agravar-se na nossa imprensa diária, onde os jornais e os jornalistas, se estão nas “tintas” para o(s) Leitor(es)-escritor(es) de carta(s). Neste momento é assim que vejo no momento actual a nossa imprensa e aguardo e espero que não possamos ter que regressado ao antes do...
Acima de tudo, quero aproveitar este espaço e a oportunidade para agradecer mais uma vez, o simpático e amável convite que me foi endereçado em Janeiro de 2013, pela mentora deste projecto, a Senhora Professora Maria do Céu Mota, para fazer parte desta grande equipa, que têm toda a liberdade? de se exprimir com as suas opiniões, mas que por vezes repito, não acontece…infelizmente, por exemplo em relação a determinados comentários que deviam ser menos críticos e mais didácticos e mais oportunos. E, porque não?
Em seguida, e aproveito esta oportunidade para destacar e lamentar o facto da saída da mentora deste projecto a Maria do Céu Mota, e que ainda guardo as palavras que lhe transmiti, quando me informou que ia sair do Blogue,  que ela própria criou  e trabalhou durante quase cinco anos para levar em frente o seu projecto, e devido ao que se estava a passar em relação a falta de bom senso entre todos nós. Numa troca de correio electrónico, solicitei para repensar bem a sua saída, mas em vão e pela conclusão que já cheguei, é mesmo para sair, o que lamento.                                       
Quero aproveitar para uma referência especial para três elementos e peço desculpas, desde já aos restantes “escribas deste blogue”, mas quero referir e realçar para agradecer publicamente e em especial aos confrades José Bernardo Amaral (que eu um certo dia, já lá vão uns bons anos, em que o apelidei de “o operário das letras”, o que não deixa efectivamente de ser verdade), e mantenho esse apelido com o maior prazer. Não esqueço o Senhor Professor Joaquim Carreira Tapadinhas, Homem, com uma enorme experiência, sabedoria e cultura de vida sempre pronto na hora certa e no momento exacto, para apontar aquilo que não está bem e o que está bem, aliás, tal como o José Amaral, quero agradecer a forma tão carinhosa como sempre me têm tratado, aquando dos seus comentários, o que me têm dado forças e alento para continuar. Igualmente, não devo esquecer o Joaquim A. Moura e a própria Senhora Professora Maria do Céu Mota, decerto que há mais, mas neste momento peço desculpa a todos os outros, pois decerto que falhei alguns nomes, como tal, contudo quero agradecer da mesma forma a todos e da mesma forma a paciência com que têm vindo a ter tal como sou e  em me aturarem ao longo destes quatro anos que já se passaram, com as minhas opiniões…”pois, as minhas opiniões valem o que valem…nada mais e somente isso mesmo, nada mais, pretendo com as minhas palavras toscamente traçadas”.
Aproveito a oportunidade para voltar a desejar a todos vocês e em especial às vossas famílias as maiores felicidades e que o ano de 2018, nos traga a todos nós tudo de bom e que seja mais um ano forte de grandes e bons textos-opiniões, e que este “blogue” A VOZ DA GIRAFA, continuo a crescer, pois por enquanto ainda é “bebé”, mas que já vai caminhando devagar é certo, mas já se vai equilibrando com os seus próprios pés, pés próprios de um ainda bebé.
Estamos em festa neste dia de aniversário e mais uma vez os parabéns, têm que ser dividido por todos, pelo esforço, pela dedicação que é dada por todos nós, que diariamente ajudam esta Girafa a crescer cada mais com a participação dos nossos textos ajudamos assim a crescer, este “bebé” e que temos vindo a verificar o crescimento e a evolução que tem tido. Pois a todos os que têm tornado possível o crescimento deste “bebé”, que ele continue a crescer cada vez mais e mais…mas em liberdade pura e sem censura e um pouco mais de respeito pelas opiniões de cada um, o que por vezes não acontece, como já referi…e era bom que tal acontecesse, para uma boa harmonia entre todos.
Por fim, e mais uma vez e nunca me canso, uma referência especial para a mentora deste projecto, a Senhora Professora Maria do Céu Mota, para ela, o meu grande apreço pela sua enorme dedicação que sempre deu a este projecto, que ela própria fez nascer...mas que agora nos deixou, o que lamento.
No fundo, acabamos e estamos todos de parabéns, mesmo com algumas quezílias à mistura.

MÁRIO DA SILVA JESUS





2 comentários:

  1. Caro Mário, só o Amigo me consegue lembrar datas importantes. E então não é que me esquecia da data do aniversário - o quinto - da nossa querida Girafa? Está muito linda! Anda na escolinha e porta-se muito bem. E que falar da sua 'mãe' Maria do Céu Mota? Pioneira deste espaço - a quem muito grato estou e as melhores venturas lhe desejo -, onde todos nós opinamos e, por vezes discordamos, até com algum azedume, pois, se «Os leitores também escrevem», os leitores, aqui, também se comentam. E agridem-se, como jamais houvera pensado. Assim, uns ficam-se e ficam, enquanto outros desaparecem, tal como os cometas, mas à escala humana.
    Agradeço-lhe, Mário, as lindas palavras que teve e tem tido para comigo, acerca do meu "comportamento" para consigo.
    Para todos, sem EXCEPÇÃO, envio as minhas mais calorosas saudações, com um grande abraço.
    JA

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Caro e ilustre companheiro desta caminhada, estampada aqui e nos espaços que os jornais nos concedem "à la minute". Obrigado por me ter inserido no seu comentário, em que regista entendimento merecedor da sua apreciação sobre a minha "alma". Mas confesso, que ela comparada com a sua generosidade e simpatia, vale menos que um "voucher", que dá acesso apenas a sentar-me no banco dos suplentes dos leitores/escritores, de entre todos nós. referiu o Zé Amaral, e esse sim, e mais uns quantos operacionais no campo das letras e dos testemunhos afiados. O amigo Mário, prossiga nesta senda, e bata quanto puder e por onde der,que a gente cá está para o apoiar. A solidariedade na Girafa, assim determina, e manda publicar!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.