terça-feira, 13 de março de 2018

Atacar os pobres em vez da pobreza


O presidente dos Estados Unidos da América (EUA) pretende reduzir a ajuda que o governo presta aos americanos mais pobres, através do denominado Programa de Assistência Nutritiva Suplementar (Supplemental Nutrition Assistance Program/SNAP), também conhecido como Food Stamps/Food Coupon (senhas de alimentação).
Mais de 45 milhões de cidadãos dos EUA recorrem ao Food Stamps, cerca de 14% da população, dos quais dois terços são crianças, idosos ou pessoas com deficiência e entre os adultos considerados em idade activa, 58% trabalha.
O corte pretendido por Donald Trump na ajuda aos americanos em situação de pobreza, que recebem em média 126 dólares por mês para a compra de alimentos, traduz-se sobretudo em privar as pessoas de escolherem os produtos para a sua alimentação, impondo um cabaz sobretudo à base de enlatados e nada de artigos frescos.
A campanha contra os beneficiários do Food Stamps já vem de governos democratas anteriores, não tendo sido as medidas aprovadas pelo Congresso, aonde a actual proposta de Trump também terá que ser debatida, mas inserindo-se numa campanha contra o investimento público na ajuda aos americanos que vivem na pobreza.
No mais importante país capitalista, não se procura acabar com a pobreza, mas ainda criar mais dificuldades aos que são pobres.

4 comentários:

  1. Porque gosto de estar bem informado e não sabia, pode dizer-me onde leu aquilo que afirma sobre "... já vem de governos democratas anteriores..."? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A medida específica de Trump, não é de governos anteriores, mas na campanha contra o Food Stamps os democratas já propuseram testes de urina para detectar eventual consumo de drogas, os republicanos que não pudessem comprar bifes, etc., medidas que não passaram no Senado. De resto na maioria das opções políticas, a diferença entre republicanos e democratas é vira o disco e toca o mesmo...

      Eliminar
  2. Tanto quanto julgo saber, essa nunca foi política dos Democratas, senhor Ernesto Silva; mas é verdade que os necessitados sempre foram muito mal vistos naquela sociedade, que os trata por "losers", e a pressão é enorme. Tenho um irmão que trabalhou lá muitos anos, juntamente com a mulher, e também fazem parte do número dos que pensam que grande parte dos que recebem assistência não o merecem, porque não querem é trabalhar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz parte da ideologia e propaganda capitalista responsabilizar os pobres pela sua pobreza... lá como cá... veja-se declarações recentes de Ferraz da Costa a propósito dos desempregados... e comentários que se ouvem sobre o rendimento mínimo... alguma responsabilidade dos pobres poderá estar quando em actos eleitorais não votam, ou votam em partidos que defendem o que provoca a pobreza.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.