quinta-feira, 15 de março de 2018

RÚBEN DIAS: MAIS UMA ESPERANÇA DO NOSSO FUTEBOL

Rúben Dias: mais uma esperança do nosso futebol



Na próxima quinta-feira, dia 15 de Março, no decorrer da conferência de imprensa que irá decorrer na Cidade do Futebol, a partir das 12 horas, o seleccionador nacional de futebol, Fernando Santos, irá divulgar a lista dos convocados para os compromissos, que estão agendados para os encontros de preparação da Selecção Nacional de Futebol, com vista ao 21.ª Campeonato do Mundo de Futebol, que se irá realizar na Rússia, em que Portugal está integrado no Grupo B, conjuntamente com a Espanha; Marrocos e Irão.
Portugal, vai defrontar no próximo dia 23 de Março, em Zurique a selecção africana do Egipto, e no dia 26 do mesmo mês, vai defrontar em Genève a selecção da Holanda.
Quanto ao nome dos primeiros convocados somente o seleccionador saberá, quais são os eleitos. Estão em cima da "mesa", muitos nomes que poderão perfeitamente fazer parte dessa primeira convocatória.
Há, contudo um nome, que na minha opinião, (que vale, o que vale, e nada mais), que devido ao seu percurso, e, que jogo após jogo tem vindo a evoluir na equipa principal do SL Benfica, e que foi chamado pelo treinador Rui Vitória, no jogo referente à 6.ª Jornada da I Liga NOS, onde
realizou a sua estreia na equipa principal do SL Benfica, no 17 de Setembro de 2017, no jogo frente ao Boavista Futebol Clube, jogo realizado no Estádio do Bessa Século XXI, onde o SL Benfica perdeu por 2-1. Esse nome, é o jogador Rúben Santos Gato Alves Dias, nascido a 14 de Maio de 1997, na cidade da Amadora, produto da formação do Caixa Futebol Campus, é defesa central, e é uma promessa, não somente do SL Benfica, como no futuro da própria selecção. Tendo, já no seu currículo, as seguintes internalizações: SUb-16; (?); Sub-17, 4 jogos; Sub-19, 3 jogos, Sub-20 (Torneio de Toulon 2016), 5 jogos. Contabilizando assim já 60 internacionalizações. Tendo participado no Campeonato do Mundo de Sub-20 e s simultaneamente é internacional Sub-21, com a camisola das quinas.
Tendo o seu percurso feito nas equipas de formação do SL Benfica, onde em 2012, se sagrou campeão na categoria de iniciados, e no ano de 2013, se sagrou campeão pela categoria de juvenis, juntando ainda o título de campeão nacional de Juniores.
Quando subiu à categoria sénior, do clube da Luz, iniciou o seu percurso na equipa "B", mas devido ao seu desempenho nos cerca de 59 jogos, que realizou ao serviço do treinador Hélder Cristóvão, cedo mostrou ser o jogador ideal, como defesa central, para colmatar e "quiçá" começar a sua preparação com vista, ao futuro e poder ocupar o lugar do capitão Luísão.
Já efectuou pela equipa principal do SL Benfica, entre a Liga dos Campeões; I Liga NOS; Taça de Portugal e Taça da Liga/CTT, cerca 23 jogos e marcado 4 golos.
Poderá decerto não ter o devido aval de Fernando Santos, para ser já chamado à selecção A, e ser mais útil a sua utilização na selecção de Sub-21, que procura a sua presença em 2019, na fase final do Campeonato da Europa, que se irá realizar, em Itália, sob o comando do seleccionador Rui Jorge
Mas temos ter em atenção na evolução que este jovem defesa central de seu nome Rúben Dias, vai tendo e um dia decerto que irá chegar À selecção.
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os   Leitores"    do Jornal RECORD de 15 de Março de 2018)




Mário da Silva Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.