sexta-feira, 18 de maio de 2018

48. A DENUNCIA DA FACE MAIS HEDIONDA DO FASCISMO






No passado dia 25 de Abril, à noite, no auditório José Queluz da Junta de Freguesia de Corroios, reuniu a Assembleia de Freguesia para a Sessão Solene Comemorativa do 44º aniversário do 25 de Abril. Imediatamente a seguir, para todos os seus membros, convidados e publico em geral, passou o filme de Susana Sousa dias, “48”.
A obra faz a denuncia da face mais hedionda do fascismo. As sevícias, as humilhações , as torturas mais cruéis nas prisões pela tenebrosa polícia política do regime, a PIDE/DGS. E fá-lo através de fotografias tiradas na prisão a ex presos políticos (cedidas, com grande dificuldade e muita burocracia, pela direção do Arquivo da PIDE/DGS) e relatos na primeira pessoa. Por eles próprios.
Não é novidade, para a grande maioria dos portugueses, os métodos usados pela PIDE. Mas sabe-se de uma maneira genérica, vaga, distante. Desconhece-se os pormenores mais sórdidos, mais monstruosos, mais humilhantes, mais inumanos. A tortura do sono que levava alguns à loucura, as ameaças aos familiares, as torturas mais atrozes, as humilhações, como, por exemplo, uma senhora que está a ser interrogada, tem necessidade de ir à casa de banho, pede para lá ir, não lhe é concedida autorização, até que urina e evacua ali mesmo, depois é obrigada a despir-se e limpar tudo com a própria roupa. Portanto, tudo isto e muito mais, se passou às mãos daqueles facínoras a mando de Salazar e Caetano, contra homens e mulheres que se bateram heroicamente com riscos da própria vida, que tantos perderam, em prol da liberdade do seu povo. De todos nós. Mas há um aspeto deste calvário bastante menos conhecido e ainda muito mais abominável; é que, conforme o testemunho de um dos protagonistas, a grande maioria dos anti-fascistas e anti-colonialistas das ex colónias, foram pura e simplesmente assassinados da forma mais cruel e brutal e atirados para valas comuns.
Há ainda outro “crime”, este cometido já depois do 25 de Abril, que é o branqueamento desta negra página da nossa história recente, ao não se ter divulgado convenientemente e condenado como mereciam aqueles carrascos e os principais responsáveis. Susana Sousa Dias, fá-lo com o seu filme. Também lamentavelmente, tão pouco divulgado. O nosso aplauso à Junta de Freguesia de Corroios, por tê-lo feito.
Francisco Ramalho
Corroios, 3 de Maio de 2018


PUBLICADO NA EDIÇÃO DESTA SEMANA DO JORNAL "O SEIXALENSE"


3 comentários:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.