domingo, 27 de maio de 2018

A FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL DE FUTEBOL FEMININO, ENTRE O SPORTING CLUBE DE BRAGA E O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Resultado de imagem para final da taça de portugal feminino
A final da Taça de Portugal de futebol feminino, é uma boa propaganda para a evolução da modalidade em Portugal, que se realiza hoje dia 27 de Maio de 2018, a 15.ª final da Taça de Portugal de Futebol Feminino, que tem a designação de Taça de Portugal Feminino Allianz, por motivos de patrocínio, que é uma competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. A primeira edição desta prova teve inicia na época de 2003/04, e foi disputada no palco do Estádio Nacional do Jamor, e tiveram como finalistas, a Sociedade União 1.º Dezembro de Sintra e o Sport Marítimo Murtoense, de Murtosa, Aveiro, cujo resultado foi favorável às atletas do 1.º Dezembro por 6-0.
Nas 14 edições já realizadas, destaque para a Sociedade União 1.º Dezembro com 7 títulos;  Clube Futebol Benfica com 2 títulos; e com um título cada uma destas equipas,  Atlético Ouriense-Ourém; Boavista Futebol Clube; Escola Futebol Clube Molelinhos-Tondela; Sport Clube Murtoense-Murtosa; Sporting Clube de Portugal.
O actual detentor do troféu é o Sporting Clube de Portugal, que na edição de 2016/17,. Venceu o Sporting Clube de Braga por 2-1, após prolongamento.
Amanhã, no mesmo palco onde se tem vindo a realizar todas as edições, o cenário será mais uma vez o mítico Estádio Nacional do Jamor, onde irão estar presentes os mesmos protagonistas da época passada, isto é, de novo se vão encontrar o Sporting Clube de Braga e o Sporting Clube de Portugal.
Sendo por tradição a prova Rainha do calendário do futebol nacional, espera-se que o público dos dois emblemas, adira em grande número, e que efectivamente seja a festa do futebol, futebol feminino que aos poucos vai ganhando cada vez mais o seu espaço. Há no futebol feminino boas praticantes e já com algum nível, tanto assim que algumas dessas jogadoras, já chegam a actuar em clubes estrangeiros.
Mesmo estando a dar,  ainda os seus primeiros passos, o futebol feminino tem vindo gradualmente a evoluir e não podemos ignorar todo o trabalho louvável que a Federação Portuguesa de Futebol, que tem vindo a dar no apoio ao futebol feminino.

Mas hoje, é necessário a presença de público, para que todas as jogadoras de ambas as equipas que irão estar presentes na final, sintam o apoio que merecem, para bem do futebol feminino em Portugal. Que haja festa, e que o “fair-play”, dentro do rectângulo de jogo, e fora dele seja, uma marca de exemplo, em especial de desportivismo.

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os   Leitores"   do Jornal RECORD de 27 de Maio de 2018)

MÁRIO DA SILVA JESUS

1 comentário:

  1. O Presidente Marcelo, o 1.º Ministro, o presidente da federação... esqueceram-se desta final...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.