sábado, 19 de maio de 2018

Cauda luminosa do cometa Halley envolve a Terra





Às 2 horas da manhã do dia 19 de Maio de 1910, a cauda luminosa do cometa Halley envolve a Terra. Em Guimarães, berço da nacionalidade portuguesa, jornalistas do jornal local Independente sobem a um dos pontos mais altos da cidade e ali permanecem até para além das 3 horas da madrugada, para observar o fenómeno. A edição de 21 de Maio daquele semanário relata que «durante todo esse tempo a atmosfera esteve sempre empanada e sombria» não tendo sido possível descortinar o feixe luminoso que, caminhando de Oriente para Ocidente, deveria ter envolvido a Terra àquela hora, «nem ao menos se notaram no horizonte os reflexos aurorais que decerto iluminariam a atmosfera». Não se concretizou, assim, o «fim do mundo» que algumas mentes menos esclarecidas preconizavam.
Volvidos 76 anos, o cometa Halley voltaria a passar perto da Terra, a uma distância três vezes superior à de 1910, não tendo sido possível observá-lo a olho nu. A próxima passagem ocorrerá entre 2061 e 2062.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.