sexta-feira, 18 de maio de 2018

Crónicas para todos os gostos e outros afins



1 – Crónica dos maus malandros
Contrariando a ‘crónica dos bons malandros’ do bem-humorado Mário Zambujal, com quem convivi no concurso televisivo na RTP1 – ‘Quem conta um conto …’, os jornais destes dias espelham bem todas as malfeitorias que enxameiam neste pequeno país em extensão, mas extremamente grande em prevaricações.
E, contrariando aqueles que são contra todos os imigrantes, são os nativos deste rincão aqueles que mais malefícios provocam.
Se não se puser um travão a tantos desmandos, desde o topo até à base da pirâmide, o nosso futuro será mais incerto e negro, tal como na guerra de guerrilha, com armadilhas e emboscadas aonde menos se esperam.
E eu, que estive no ex-Vietname português – a actual Guiné-Bissau – na guerra colonial, sei bem do que falo.

2 – Inacreditável
Alegadamente, os representantes do povo que estiveram na CM de Vizela trataram com extrema desumanidade todos os cães que apanharam, colocando-os numa vala, ou numa improvisada cela de uma paragem de autocarros fora de serviço.
E tudo isso no meio de lixo vário e à míngua de alimentos e água.
Instado a dizer algo sobre tão macabro assunto, o ex-presidente camarário, assim se expressou: - ‘o meu Executivo deixou as melhores contas de sempre da história do concelho de Vizela’.

3 – O que mais virá a acontecer-nos
Li algo que me deixou muito intrigado. Foi isto: - ‘Bruxelas vai processar Portugal por causa das leis nucleares’.
Perante tão grave acusação, pergunto: - Não teremos também armas de destruição maciça como as que o Iraque tinha?

4 – Tabaco
‘Tabaco – venda sobe apesar das imagens chocante’. Com este título, assim se expressou um jornal diário, apesar das mazelas mortíferas que tal vício comporta.
Para além de tanto desperdício existencial, todo o vício, levado ao extremo, dá em morte antes da hora aprazada.

José Amaral




Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.