quarta-feira, 16 de maio de 2018


Da manipulação informativa


No seu livro escrito em Portugal em 2002, com o título “Desmantelar a América”, Publicações Europa-América, Oswald Le Winter, ex-agente da CIA caído em “desgraça”, põe a nu a podridão das elites políticas americanas e as tramoias que desde sempre foram capazes de engendrar para levar a cabo os seus intentos.

Pondo em causa a posição oficial em muitos factos históricos, cita um artigo de David Weston relativamente ao sentimento dos americanos acerca das motivações para o que aconteceu ao WTC:

“Acabo de ouvir na televisão a entrevista a uma família texana, e o tema era “porque  é que alguém desejaria fazer-nos uma coisa destas” e a confusão daquela família ficou clara quando o pai disse: “Nós somos a nação mais generosa da terra. Suponho que muitas pessoas no terceiro mundo não se apercebem do que fazemos por elas”

“Quando ouvimos constantemente nos órgãos de informação que os Estados Unidos foram e são a nação mais generosa da terra,( por exemplo, o Plano Marshall, que garantiu que os negócios americanos assumissem uma posição firme na Europa após a segunda guerra mundial; ou a reabilitação da economia japonesa, na qual os USA só permitiam que empresas americanas se instalassem lá), se houver poucas ou nenhumas informações, aceitamos aquela afirmação do texano como verdadeira”...


Nota –  Porque este livro tem coisas espantosas, voltarei a ele.


Amândio G. Martins




3 comentários:

  1. Confesso que estou um bocado "baralhado". A quem se refere o título do seu texto? À propaganda do "regime" norte-americano? Ao ex-CIA que escreveu o livro? Ao DW que ele cita? A todos? E depois, o Plano Marshall deve ser realçado por esse lado "interesseiro" dos EUA? Julguei e continuo a pensar que foi uma acto magnífico num pós-guerra dilacerado que, sem ele, seria bem diferente para pior.

    ResponderEliminar
  2. O Plano Marshall foi importante, sim, mas aplica-se aqui aquela velha história do chouriço e do porco; por cada dólar doado tiveram muitos de retorno. Quanto a ter ficado "baralhado", tudo aquilo que Le Winter diz é assombroso, mas não é nada que o mundo há já muito tempo não desconfiasse.

    Na Nota do Editor, Lyon de Castro diz, a dado passo: "Oswald Le winter, nas informações que apresenta, nas reflexões que faz, nos factos que comenta, evidencia que a democracia americana está a ser desmantelada".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltando ao Plano Marshall, poderemos exigir aos EUA que tivessem sido puramente filantropos sem "pecado" negocial? Toda gente aproveitou, eles e a Europa, sem dolo para ninguém.
      Quanto ao que Lyon de Castro disse, não me parece que tenha acertado ( reporto-me ao ano de 2002 em que o livro foi "escrito" em Portugal) e, direi, ainda bem. Isto para além de ser somente mais uma voz e não a voz, felizmente, direi ainda.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.