segunda-feira, 21 de maio de 2018

Repovoar e travar as assimetrias no interior

Como travar a desertificação do interior? Como repovoa-lo? Lá, há décadas que os nossos concidadãos vão ficando com menos condições: diminuição do SNS; encerramento de Escolas
públicas; extinção dos CTT; fecho de bancos; deslocalização de tribunais e por aí fora. Tem de haver reversão, pois só assim se fixam populações e se criam condições para o repovoamento.
O incentivo à oferta cultural também é relevante. Sem cultura vivem os bichos!
   É um desígnio nacional repovoar e travar as assimetrias no interior e agora com mais premência, face aos trágicos incêndios de Junho e Outubro transactos. O programa dos fundos comunitários 20-20 contemplarão e bem o interior. Deve haver uma discriminação positiva, pela diminuição dos impostos para pessoas e empresas que promovam emprego efectivo. A educação e a ciência devem ser valorizadas. A  habitação  consome parte significativa dos salários, pelo que os custos de renda de casa devem ser em função do IRS dos agregados familiares.
   O regresso à terra, à pastorícia e o turismo de habitação rural são oportunidades a incentivar e apoiar. É importante a formação de mão-de-obra qualificada para que as empresas possam continuar a laborar. O factor energético para estas é caro, sendo necessário reduzir os seus custos.
   Haja vontade política para implementar nova vida para o interior. Portugal não pode ser só o litoral. Os concidadãos do interior e os que para lá forem merecem ter as mesmas condições dos lisboetas ou portuenses.
   O Sol, ainda de borla, quando nasce é para todos!

                                           Vítor Colaço Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.